
Quem trabalha com estética muitas vezes sabe, ou melhor, não sabe as principais diferenças entre jato de plasma e eletrocautério. E direto recebo dúvidas sobre qual aparelho devo usar? Qual o melhor? Quais são as diferenças? Então vamos conhecer os mais usados no Brasil.
As tecnologias são consideradas eletroterapia de corrente elétrica, a diferença entre jato de plasma e eletrocautério é que para formar ?o plasma? entre os aparelhos é que o jato de plasma precisa dispersar a energia em forma de faiscamento e ionizar o oxigênio do ar. Já o eletrocautério não tem a capacidade de ionizar o oxigênio, ele apenas gera a lesão controlada, que é a fulguração, como o jato de plasma faria, então ele proporciona o mesmo dano térmico (a queimadinha na pele), mas sem formar plasma de fato.
O que estas tecnologias fazem?
O processo cicatricial induzido na aplicação destes aparelhos trata diversas disfunções na estética: Rejuvenescimento, clareamento de melanoses solares, cauterização de verrugas, despigmentação, flacidez, cicatrizes são inúmeras possibilidade de atuação na estética facial, corporal, íntima... e até na podologia as aplicações são possíveis. Através do processo cicatricial que os aparelhos geram ocorre uma melhora e reestruturação da pele.
É uma técnica revolucionária e como eu sempre digo para minhas alunas: ?Um único aparelho, uma única técnica e dezenas de tratamentos que vão do fio do cabelo à sola do pé!?
Os aparelhos são iguais?
Embora ambos façam a mesma coisa, existem diferenças pelo circuito elétrico e desenvolvimento envolvido nas tecnologias dos equipamentos.
Qual a origem do eletrocautério?
O eletrocautério foi difundido no Brasil antes do jato de plasma. Foi o 1º equipamento nacional a ser usado na técnica e, anos depois, o jato de plasma foi desenvolvido e difundido na área da estética como uma excelente opção de tratamentos estéticos ?não invasivos? e que oferece muitas possibilidades para lotar agendas das esteticistas.
O eletrocautério é uma tecnologia que tem sua origem da atuação médica, e muito utilizado na eletro cauterização cirúrgica. Esta tecnologia foi trazida para a estética e incorporada nos tratamentos como uma inovação, apesar do nome jato de plasma ser mais popular, os aparelhos que geram plasma foram conhecidos no Brasil depois do eletrocautério.
Qual a origem do Plasma?
O plasma é conhecido por ser o quarto estado da matéria. É comum no nosso cotidiano termos o plasma envolvido em fenômenos naturais como no sol, nos raios solares, em tvs, lâmpadas fluorescentes etc. O plasma é comum e corresponde a 90% da matéria presente no universo.
Foi descoberto desde a década de 1850, em 1928 que Irving Langmuir que deu o nome aos raios catódicos de plasma porque ele achava que a forma do fluído elétrico obtido lembrava o plasma sanguíneo. E agora esta técnica se popularizou no mundo e atualmente é muito popular na atuação da estética.
A tecnologia com Jato de plasma
Nas tecnologias com formação de plasma direto, o aparelho dispersa a energia em forma de faiscamento na ponteira ao entrar em contato com o ar atmosférico. No caso do oxigênio do ar, a energia descarregada ioniza o ar e forma plasma no local de aplicação.
Quais as diferenças e semelhanças consideradas entre Jato de plasma e Eletrocautério?
A principal diferença entre os aparelhos de eletrocautério e jato de plasma, é que um gera plasma e o outro não gera.
Ambos são aparelhos de eletroterapia, geram dano térmico, induzem inflamação para ter através da resposta cicatricial da pele, induzem a melhora na reestruturação da pele com embasamento parecidos, mas com diferenças na lesão e no tempo de recuperação cicatricial.
Recuperação cicatricial é outro tema interessante para tratarmos em um outro artigo!
Como diferenciar as tecnologias de forma fácil?
Você pode comparar as especificações técnicas para entender melhor e saber se o equipamento é jato de plasma ou eletrocautério.
Mas também pode só olhar o faiscamento em contato com a área de tratamento. O jato de plasma é um faiscamento na pele arroxeadinho, já o Eletrocautério faz um faiscamento amarelo normal cor de fogo normal. Simples né?
O que difere a aplicação de ambas as tecnologias: eletrocautério e jato de plasma?
A diferença na aplicação dos equipamentos de jato de plasma ou eletroccautério é que o gerador de plasma, quando aplicado na pele, mantém a lesão mais controlada, diminui risco de intercorrências, melhora atuação do procedimento na pele, pois regenera os canais de hidratação e equilibra as cargas positivas e negativas na membrana celular, traz muito mais benefícios a pele do que o Eletrocautério.
Porém no final, os resultados são bem parecidos, tratam as mesmas disfunções estéticas, são térmicos e possuem embasamento de uso bem parecidos, sendo com plasma melhores incluindo o pós cicatricial que nossa é mais tranquilo e mais rápido.
O que é plasma lifting?
O Plasma Lifting é a mesma técnica usada com aparelho de eletrocautério ou jato de plasma. É conhecida por esta expressão por ter a aplicação na pele um efeito de lifting automático. E foi apelidada assim por fazer um lifting na pele que favorece a retração e rejuvenescimento ?imediato? através da cauterização que a fulguração exerce na aplicação com resultados visíveis em poucas sessões.
Quais as marcas de Eletrocautério nacionais com Anvisa usados no Brasil?
Luminace da Ponce com led azul e vermelho, New Skin com led vermelho New skin 2.0.
Quais as marcas de Jato de Plasma nacionais com Anvisa usados no Brasil?
Plasmed da Ibramed, New skin 2.0 com ledterapia , Higyaplasma KLD , Spectra plasma Tonederm, Plasma Lift e Plexr.
Gostou do artigo?
Eu sou a Prof. Eliane Lima! Acesse nossas redes, temos muitos conteúdos gratuitos, dicas e aulas completas para você aprender tudo sobre Jato de Plasma, Estética, Beleza, além de trabalhos e resultados maravilhosos das nossas mais de 35 mil alunas aqui da BellOlhar Cursos. Ah? aproveite e conheça nossos cursos. ?
*NOSSAS REDES SOCIAIS*
Youtube: https://www.youtube.com/bellolhar
Instagram: https://www.instagram.com/bellolharcursos/
Facebook: https://www.facebook.com/BellOlharCursos/
TikTok: https://www.tiktok.com/@bellolharcursos/
Pinterest: https://br.pinterest.com/bellolhar/
Linkedin:https://www.linkedin.com/company/bellolhar-cursos
Google: https://g.page/r/Cd_JSuV4eSNkEB0/review
Telegram: https://t.me/bellolhar
Whatsapp - Grupo: https://bellolhar.com.br/lives
Whatsapp: https://bit.ly/bellolharsuporte
*NOSSOS CONTATOS*
? Whatsapp: https://bit.ly/bellolharsuporte
? (014) 91004-0348
Palavra-chave: jato de plasma e eletrocautério
[lr1]Leia também: Como é um tratamento com jato de plasma?